Regras para a Mostra Científica e Cultural – 2014
1
– As inscrições:
a) Os
alunos poderão se inscrever para participar da Mostra Científica e Cultural no
período de 12/05/2014 a 30/05/2014, preenchendo a ficha de inscrição disponível
na secretaria da escola (cópia em anexo);
b) A
ficha deverá estar assinada por todos os componentes do grupo e pelo professor
orientador;
c) Os
alunos que assinarem a ficha de inscrição estarão, automaticamente,
declarando-se cientes e de acordo com as regras estabelecidas para a Mostra
Cientifica e Cultural;
d) Antes
de fazer sua inscrição, o grupo deve consultar o professor sobre sua disposição
para ser o orientador do trabalho. Caso o mesmo não seja consultado com
antecedência, o professor poderá invalidar a inscrição por não ter condições de
acompanhá-los e orientá-los;
2
- A participação:
a) A
participação dos alunos na Mostra Científica e Cultural é obrigatória;
b) O
aluno deverá estar ciente das regras estabelecidas pela coordenação antes de
efetuar sua inscrição;
c) O
número de componentes do grupo deverá ser de
5 alunos da mesma turma;
d) A
elaboração do trabalho não será realizada em horário de aula, devendo o mesmo
ocorrer em turno inverso e fora das dependências da escola;
3 - A
apresentação:
a) Como
forma de padronizar e tornar mais organizada a apresentação dos conteúdos, os
alunos deverão apresentar seus trabalhos na forma de cartaz, pôster ou banner;
b) Os
cartazes deverão ser feitos em cartolina branca, com letra legível, sem erros
ou borrões.
c) Neles
deverão constar algumas informações importantes: Identificação (nome dos
componentes ); título do trabalho; resumo do trabalho;
d) Também
poderão ser elaborados folhetos explicativos (opcional), contendo os dados
principais do trabalho, para serem entregues aos visitantes e para a equipe de
avaliadores (em anexo)
e) A
apresentação da equipe deverá ser breve, objetiva, não excedendo 10 minutos.
4 – O material e área disponível aos grupos:
a) Cada
grupo terá 2 mesas disponíveis para expor seu trabalho;
b) As
mesas deverão ser recobertas com TNT (nas cores azul ou branco), que deverá ser
providenciado pelo grupo;
c) O
grupo que necessitar de mais espaço, deverá procurar a equipe de professores
organizadores para fazer a solicitação com antecedência (na secretaria da
escola);
d) A
necessidade de energia elétrica para algum equipamento deverá ser comunicada,
com antecedência, ao professor orientador, sendo de responsabilidade da equipe
todo material necessário à apresentação;
e) Extensões
elétricas, plugs (T), aparelhos de DVD, vídeo, TV e outros materiais são de responsabilidade do
grupo, devendo o mesmo providenciá-los;
5 -
Os tipos de projetos:
a) Experiência:
uma investigação empreendida para testar uma hipótese específica, evidenciar um
fenômeno por sua repetição controlada. São experiências realizadas para
demonstrar algo que já foi comprovado.
b) Estudo:
apresentação de uma coleção ou uma análise de dados para revelar a evidência de
um fato, de uma situação ou de uma tese padrão de interesse científico. Este
tipo de apresentação em Mostra Científica e Cultural pode incluir um estudo de
relacionamento da causa e do efeito ou ainda de investigações teóricas de
dados. A equipe poderá apresentar os resultados de alguma pesquisa que tenha
realizado junto à comunidade em que está inserido ou pesquisa bibliográfica;
c) Construção/reprodução:
apresentação de material construído/reproduzido pelo grupo, com intuito de
demonstrar a importância de determinados materiais e objetos utilizados no
passado ou presente, bem como seu
funcionamento. O grupo pode apresentar um instrumento ou objeto que já foi ou
ainda é utilizado. Poderão utilizar materiais de sucata ou recicláveis para
construção dos mesmos.
6- A Segurança:
a) É
de total responsabilidade da Escola e Professores Orientadores o
estabelecimento e exigência de segurança;
b) Cabe
aos professores orientadores a incumbência de transmitir aos grupos as regras
de funcionamento da Mostra Científica, bem como as normas básicas de segurança,
de acordo com o trabalho a ser apresentado;
7 – A avaliação do orientador e da equipe
avaliadora:
a) Os
alunos de cada grupo deverão apresentar ao professor orientador o projeto do
trabalho na data marcada pelo mesmo, para correção;
b) O
professor orientador poderá solicitar a modificação do projeto, visando seu
aperfeiçoamento, em qualquer fase do mesmo;
c) Dependendo
do que foi demonstrado no período de elaboração do trabalho, o mesmo poderá ser
vetado por não atingir o objetivo proposto pelo grupo.
d) No
dia da apresentação, os grupos serão avaliados por uma equipe formada por
pessoas convidadas pela escola. Esta equipe receberá previamente as orientações
sobre os itens que deverão ser avaliados e preencherá (no momento da
apresentação) uma ficha avaliativa com pontos de 0 a 30;
e) As
equipes vencedoras serão as que obtiverem o maior número de pontos na
avaliação;
f) Em
caso de empate na pontuação, o critério de desempate será a clareza durante a
apresentação (ganha a equipe com melhor pontuação nesse item);
g) O
professor orientador também fará sua avaliação atribuindo uma nota de 0 a
10(zero a dez), que será repassada aos professores de todas as disciplinas e
serão utilizadas para fazer a média do terceiro bimestre;
8 – A
realização da Mostra Científica e Cultural:
a) A
Mostra Científica acontecerá no dia 15/08/2014, nos períodos vespertino e
noturno;
b) Os
trabalhos deverão ser organizados no dia (15/08/2014) no período da manhã;
c) Os
alunos integrantes de cada grupo deverão organizar o espaço a eles reservado
com todo o material de que irão precisar, não podendo nenhum dos integrantes se
ausentar do local durante o período de apresentação para providenciar os
mesmos;
d) Caso
os componentes queiram se retirar do local para ir ao banheiro, lanchar ou
visitar outros trabalhos, os mesmos deverão se organizar de forma que só um
componente se retire em cada vez. Não podem se ausentar dois ou mais
componentes no mesmo momento;
e) Caso um dos componentes estiver ausente no
momento em que a equipe de avaliação comparecer para avaliar o trabalho, o
grupo será automaticamente desclassificado, não concorrendo a premiação e
receberá apenas a nota que será atribuída para todas as disciplinas;
f) Se
um dos integrantes do grupo participante causar qualquer tumulto, poderá
ser desclassificado para a premiação
e perderá na nota de avaliação do
professor orientador. O mesmo acontecerá se a equipe toda causar qualquer
problema;
g) No
final do evento cada grupo deverá recolher todo seu material, deixando o espaço
limpo e organizado, sendo que este item contará na somatória dos pontos.
9 – O julgamento:
a) As
normas para o julgamento dos trabalhos da Mostra Científica e Cultural podem
variar muito, porém a maior parte delas,segue os seguintes critérios:
# Capacidade criativa (30 pontos): deve-se
considerar os aspectos originais, independentemente do preço do equipamento
comprado ou emprestado. Deve-se observar a utilização engenhosa do material
exposto;
# Pensamento científico (30 pontos): Observa-se
a organização dos procedimentos ou experimentos e se é possível verificar
relações de causa e efeito no mesmo. Deve-se considerar o autentico esforço
dedicado ao trabalho e não o que poderia ser melhorado, visto que, isso é a
opinião particular do avaliador;
# Habilidade (30 pontos): Será observado a
apresentação dos materiais que foram utilizados e expostos. Se os mesmos estão
corretos, com acabamento bem feito;
#Clareza (30 pontos): Observa-se a forma como o
trabalho foi apresentado ao público. Se houve clareza e segurança por parte dos
integrantes do grupo durante a apresentação e se eles conseguiram manter a
atenção dos visitantes;
10- A premiação:
Os prêmios para o primeiro, segundo e terceiro lugares
serão medalhas e todos receberão uma nota em todas as disciplinas. Essa nota
será atribuída pelo professor orientador e repassada aos demais professores que
deverão considerá-la para a média do 3º bimestre.
11 – As Categorias:
Os trabalhos serão distribuídos e premiados em três
categorias:
Categoria 1: 6º Ano e 7º Ano
Categoria 2: 8º Ano e TCEF
Categoria 3: 1º, 2º e 3º Ensino Médio
FOLHETO EXPLICATIVO (em anexo)
O folheto explicativo tem como objetivo divulgar o
trabalho desenvolvido pela equipe. Pode ser elaborado em folha sulfite,
utilizando frente e verso.
Esse folheto deve conter os dados principais do
trabalho: título, identificação da equipe, resumo do que foi realizado,
materiais utilizados, conclusão, bibliografia e o agradecimento pelo
comparecimento do visitante.
Podem ser utilizados desenhos, tabelas, ilustrações,
caso sejam necessárias para melhor entendimento.
Este folheto deverá ser apresentado ao professor
orientador, com antecedência, para que o mesmo tenha tempo suficiente de
corrigi-lo e sugerir possíveis alterações.
Caso não seja revisado pelo professor orientador a
equipe não poderá reproduzi-lo e nem distribuí-lo.
PROFESSOR ORIENTADOR
É de responsabilidade do Professor Orientador:
a) Acompanhar
os grupos em horário de aulas atividades;
b) Orientar,
no máximo, 5 grupos de alunos, (sendo
apenas um grupo do 6º e apenas um grupo do 7º ano);
c) Determinar
a possibilidade ou não da inscrição, desenvolvimento e apresentação dos
trabalhos, visto que, seu nome estará presente em todo o processo;
d) Acompanhar
todo o processo apresentando sugestões, indicando materiais e podendo ainda não aprovar a continuidade do
trabalho caso o grupo não siga as mesmas ou não demonstre o interesse e
dedicação necessários;
e) Corrigir
os cartazes, banners, pôsters, folhetos explicativos do grupo, não permitindo
que esses sejam utilizados caso não estejam corretos;
f) Assistir
a vídeos ou DVDs, ler folhetos ou outro material qualquer que seu grupo tenha
coletado para utilizar na exposição do trabalho, com antecedência. Caso perceba
que este material não é adequado ou não tenha utilidade, poderá vetar sua
utilização;
g) Estar
presente no dia da Mostra Cientifica e Cultural, acompanhando seus grupos, sem
interferir na apresentação dos mesmos. Devendo, no entanto, chamar a atenção
dos integrantes, caso não estejam se comportando corretamente;
h) Sugerir
formas de montagem e organização dos trabalhos para exposição.
i)
Atribuir a nota de zero a dez para cada equipe e
repassá-la para os demais professores dos alunos para que utilizem na média do
3º bimestre.
ALUNOS PARTICIPANTES
São
atribuições dos alunos que farão parte da Mostra Científica e Cultural:
a) Organizar-se junto aos colegas e ao professor
orientador para pesquisar, elaborar
e apresentar o trabalho;
b) Deslocar-se para a escola ou qualquer outro
local para elaboração do trabalho, somente se for de extrema necessidade e com
autorização do professor;
c) Apresentar ao professor orientador, sempre
que for solicitado, o que possui de material sobre sua pesquisa.
d) Respeitar os prazos de inscrição,
elaboração, organização e apresentação estabelecidos pelo grupo organizador da
mostra;
e) Confeccionar os materiais que serão expostos
com clareza e dedicação;
f) Pesquisar o máximo possível sobre o assunto a
ser apresentado, preparando-se da melhor forma para expor seu trabalho;
g) Colaborar com sua equipe: todos os
componentes deverão participar de todas as fases de elaboração e apresentação
do trabalho igualmente;
h) Ter uma boa relação com os colegas de equipe.
Caso a equipe apresente problemas de relacionamento durante a elaboração ou
apresentação do trabalho, cabe ao professor orientador decidir se o aluno do
grupo poderá prosseguir com o mesmo ou será eliminado;
i) Organizar-se para obter os recursos
financeiros (caso sejam necessários) para elaboração do trabalho.
j) Entregar
para o professora orientador, no dia da realização da Mostra, o resumo de seu
trabalho(podendo ser o folheto explicativo) para que ele possa avaliar melhor e
atribuir sua nota.
EQUIPE DE COORDENAÇÃO:
Daniely dos Santos
Marcos Roberto Rigo
Evelise Ap. Danielli
Dinair Mocelin
Sirineu Denti
Laura A. R. Fattori
Ivone K. Denti
Vânia R. S. D’Agostini
Nenhum comentário:
Postar um comentário