12 de set. de 2011

Orientais

Orientais vêem o mundo diferente dos ocidentais

Ocidentais tendem a focar a atenção em objetos centrais, já orientais se concentram no conjunto.

Foi comprovado que as diferenças culturais entre povos ocidentais e orientais vão além da escrita e dos costumes: eles enxergam, literalmente, o mundo de forma diferente.

Como a filosofia ocidental condiciona o indivíduo a ser independente, ele tende a focar em objetos centrais. Já os orientais, que pregam a interdependência, costumam enxergar a cena como um todo. Portanto, é possível afirmar que os ocidentais enxergam menos, mas com mais detalhes, e que os orientais têm um visão mais ampla.

O planeta terra é dividido, por vários fatores: economicamente, regionalmente, etnicamente, religiosamente, e vários outros fatores,a divisão mais polarizada e bilateral é a de ocidentais e orientais, o ocidente é a parte que vai da Europa até a África do Sul, abrangendo também toda a América. O oriente começa no oriente médio e vai até o Japão e parte da polinésia, não abrange a Austrália e Nova Zelândia devido a colonização inglesa que é puramente ocidentalizada.

Em janeiro, cientistas liderados por Trey Hedden e John Gabrieli mostraram que maneiras de pensar profundamente enraizadas pela cultura afetam o cérebro dos dois povos de maneira diferente até na hora de realizar tarefas simples. Em um estudo, os pesquisadores pediram para que os voluntários escolhessem uma caneta entre cinco: eram quatro vermelhas e uma verde. A maioria dos orientais escolheu a vermelha, enquanto os ocidentais ficaram com a verde.

Em outro experimento, crianças com 8 anos de idade tiveram que montar um quebra-cabeça. As ocidentais foram melhores em quebra-cabeças escolhidos por elas mesmas. Já as orientais tiveram um melhor desempenho quando montavam quebra-cabeças escolhidos por suas mães. Com esse resultado, os estudiosos notaram que as crianças criadas em uma cultura que preza a independência sentiam-se melhor quando exerciam seu direito de escolha. As asiáticas, por sua vez, acreditavam que suas mães escolhiam o melhor para elas.

“A cultura não muda a forma como você enxerga o mundo, e sim a maneira de interpretá-lo”, disse Gabrieli. Os cientistas acreditam que esta descoberta pode ajudar a compreender melhor as diferenças entre os dois povos e melhorar as relações, o que será cada vez mais importante no mundo globalizado.

Publicado originalmente no site do jornal Tudo Bem.

Sem lugar para dúvidas, as culturas orientais e ocidentais são muito diferentes, e em algum momento da história foram consideradas inclusive opostas. Abaixo algumas diferenças notórias e curiosas entre ambas culturas:

-No ocidente a vestimenta para o luto é de cor preta, no oriente esta é branca.
-No ocidente reza-se para o exterior, Deus encontra-se nos céus, no oriente reza-se para o interior, para o despertar o Deus que existe em nós.
-No ocidente escreve-se da esquerda para a direita, em muitos países do oriente a escritura é da direita para a esquerda.
-No ocidente a escritura forma a palavra letra por letra, no oriente se escreve palavra por palavra ou idéia por idéia.
-No ocidente as bandeiras são horizontais, já no oriente são verticais.
-No ocidente a roupa por muito tempo utilizada era a escura e opaca, no oriente era colorida e brilhante.
-As guloseimas das crianças do ocidente foram por muito tempo a base de sabores doces, no oriente os sabores são azedos, agridoces e ácidos.
-A alimentação ocidental é preferencialmente com base salina, a oriental é doce, amarga, ácida, inclusive na Índia provam-se os sete sabores a cada dia da semana.
-No ocidente corta-se a comida na mesa utilizando-se facas, no oriente toda a comida já é cortada adequadamente, não se utiliza faca na mesa.
-A música culta do ocidente é suave, no oriente é estridente.
-No ocidente dança-se com os pés e o corpo de maneira harmoniosa porém rígida, no oriente dança-se com todo o corpo inclusive com os ombros, olhos, boca, batendo os pés e mãos como nas danças indianas e chineses, etc.
-O calendário ocidental é solar, já o chinês é lunar.
-O ano novo chinês é variável entre o fim de janeiro até meados de fevereiro, o ocidental é fixo, 1 de janeiro.
-A astrología ocidental é mais celeste que terrestre baseando se num zodíaco cósmico, a oriental é ao contrário, muito mais terrestre que celeste baseando se nos animais da terra (Feng Shui).
-No ocidente a maior parte dos idiomas são linguagens onde a pronúncia se apóia com o uso da língua, no oriente são guturais com apoio da garganta e sons nasais.
-No ocidente a medicina é do tipo química enquanto no oriente é energética tipo acupuntura, chi kung, etc.

Assim podemos continuar examinando ambas culturas e seguiremos encontrando costumes totalmente opostos, que fazem com que os conceitos sejam diferentes em todos os aspectos. E mesmo que a sociedade ocidental e a oriental ainda possam parecer rivais atualmente por seu desenvolvimento histórico, político e social, cada vez mais um conceito torna-se único: o desejo de paz e aproximação entre os povos.

JAPÃO: LIÇÃO DE VIDA PARA O OCIDENTE


Dez lições a serem aprendidas com a tragédia, após um tsunami e vários terremotos no Japão:

1 – A CALMA – nenhuma imagem de gente se lamentando, gritando e reclamando que “havia perdido tudo”. A tristeza por si só já bastava.

2 – A DIGNIDADE – filas disciplinadas para água e comida. Nenhuma palavra dura e nenhum gesto de desagravo.

3 – A HABILIDADE – arquitetos fantásticos, por exemplo, os prédios balançaram, mas não caíram.

4 – A SOLIDARIEDADE – as pessoas compravam somente o que realmente necessitavam no momento. Assim todos poderiam comprar alguma coisa.

5 – A ORDEM – nenhum saque a lojas, sem buzinaço e tráfego pesado nas estradas. Apenas compreensão.

6 – O SACRIFÍCIO – cinqüenta trabalhadores ficaram para bombear água do mar para os reatores da usina de Fukushima, como poderão ser recompensados?

7 – A TERNURA – os restaurantes cortaram pela metade seus preços, caixas eletrônicos deixados sem qualquer vigilância – “os fortes cuidavam dos fracos”.

8 – O TREINAMENTO – Velhos e jovens, todos sabiam o que fazer e fizeram exatamente o que lhes foi ensinado.

9 – A IMPRENSA – mostraram enorme discrição nos boletins de notícias. Nada de reportagens sensacionalistas com repórteres imbecis, apenas calmas reportagens dos fatos.

10 – A CONSCIÊNCIA – quando a energia acabava em uma loja, as pessoas recolocavam as mercadorias nas prateleiras e saiam calmamente.

14 comentários:

  1. Esse texto mostrou as diferenças entre os Orientais e os Ocidentais, o modo de vida de cada um.
    Sobre as liçoes de vida do Japão, cada uma deixa um ensinamento, que podemos seguir no dia a dia.
    Esse texto foi bom para gente conheçer um pouco mais sobre a vida dos Orientais e os Ocidentais.

    ResponderExcluir
  2. Os costumes deles são bem diferentes que os nossos no modo de viver.Como os tipos de comida as roupas totalmente diferentes o modo de ver o caledário como comemorar o ano novo eles comemoram basicamente entre o mês de Janeiro a Fevereiro e nós temos um dia fixo para comemorar.As danças,culturas.A medícina totalmente iferente os paises do ocidente usam mais as coisas quimícas os orientais já usam mais as coisas naturais.
    As liçoes que eles comentam sobre o que o japão viveu e ainda continua vivendo um poco se relaciona muito em calma,tolerância,como eles se ajudam bastante neste momento difícil que estão passando,restaurantes cobram a comida pela metade do preço.As crianças dos paises orientais elas aguentam um estudo maior mais pesado já crinças do ocidente naum tem esses estudos pesados.Uma pesquisa feita comprova que as crianças do ocidente tem mais facilidade em montar um quebra-cabeça escolhido por sí mesmo do que pelos outros,já crianças do oriente preferem e conseguem montar o quebra-cabeça escolhido por suas mães,dizem que as coisas escolhidas pelos seus pais são bem melhor do que coisas escolhidas por eles próprios

    ResponderExcluir
  3. Achamos muito legal o texto,os povos orientais tem custumes diferentes dos orientais as pessoas orientais enxergam de forma plana e focalizam em um so objeto e os ocidentais se focalizam em varias coisa ao mesmo tempo,o povo oriental é mais dependente pois eles acreditam mais nas mãe do q em si mesmo e os ocidentais são mais independentes,elas tem um desempenho melhor qdo escolhem suas proprias coisas,o povo do oriente é mais calmo e a cultura deles é muito rigida eles precisam ter muita paz de espirito e estar sempre de bem consigo mesmo

    BY:João Henrique,Guilherme,Anderson

    ResponderExcluir
  4. que os costumes do oriente são bem diferente do ocidente como a religiao, as crenças, as comidas, as roupas, o modo de viver, de pensar,a educação das crianças eles tem uma maneira de enxergar as coisas bem diferente das nossa,eles acham que as crianças são fortes e não ficam manipulando as crianças porque sabem que elas são capaz de tudo.
    depois que aconteceu os terremotos o japão colocou uma lição de vida:
    _a calma
    _a dignidade
    _a habilidade
    _a solidariedade
    _a ordem
    _o sacrifício
    _a ternura
    _o treinamento
    _a imprensa
    _a consciência
    e nós aprendemos coisas que não sabemos!

    ResponderExcluir
  5. Os povos orientais são muito disciplinados, podemos perceber isso nas trágedias ocorridas lá, todos segiam as regras propostas .Os maiores ajudavam os menores, não haviam saques em mercados, lojas... Arquitetos fantásticos prédios balançavam e não caiam.
    No oriente os pais tem mais autoridades, e ja no ocidente os filhos são mais bajulados.

    ResponderExcluir
  6. O texto de relevância cultural traz no seu dispor uma diferença entre os povos ocidentais e orientais.Seus custumes, visão, conhecimento é bastante diversificado entre eles.Enquanto no ocidente seus filhos tem certa autoridade própria, já no Oriente seus filhos dependem a maioria de seus pais; Por isso os ocidentes, enquanto a autoridade materna e paterna bajulam seus filhos, faz que eles tem tudo no seu dispor deixando a uma sociedade mais fraca; em razão no ocidente a diferença tem consigo que o que os pais apresentam aos seus filhos é algo que eles tem que fazer mesmo com uma certa dificuldade fazendo com que eles tenham uma disciplina escolar rigorosa e disciplinada mas que traz consigo, ótimos resultados;As práticas de religião diferencia reza-se para o exterior (ocidente), e raza-se para o exterior(oriente). Mesmo com tragédias no oriente isso se mantém fazendo dele um país forte etnicamente e potencialmente,enquanto no ocidente o desespero corre solto, causando dificuldades a se reerguer.

    ResponderExcluir
  7. Podemos ver que os orientais tem uma consciencia diferente dos ocidentais eles enxergam de maneira diferente.Eles tem disciplina e organizaçao.A cultura não muda nem a forma de ver o mundo.Na hora da tragédia os japoneses tiveram calma e organização sem tumulto.Eles tiveram solidariedade em comprando so o que necessitava,para deixar que tivesse alimento para todos.Nenhum saque em loja aconteceu pois tiveram organização.

    ResponderExcluir
  8. No oriente a cultura e mais rigida que no ocidente,no oriente as pessoas usam mais o colorido enquanto no ocidente as pessoas usam bastantes cores opacas,no oriente em dias de lutos as pessoas usam vestes brancas enquanto no ocidente usamos o preto,no ocidente agente monta o quebra-cabeca que agente escolhe melhor e no oriente eles montam oque os pais escolhem no oriente eles nao mudam a cultura de que os pais sempre querem o melhor pra eles entao eles sempre vao pelas escolhas dos pais as vezes sem questionar e no ocidente eles gostam de sempre terem suas proprias opinioes.

    ResponderExcluir
  9. Ocidentais tendem a focar a atenção em objetos centrais, já orientais se concentram no conjuntoOcidentais tendem a focar a atenção em objetos centrais, já orientais se concentram no conjunto.
    ''Ocidentais tendem a focar a atenção em objetos centrais, já orientais se concentram no conjunto''.

    ResponderExcluir
  10. Notamos que se os orientais vivessem no Brasil, ainda assim eles teriam uma visão diferente da nossa, pois eles tendem a enchergar as coisas menores só que com mais detalhes. Isso nos mostra que ninguem é igual, independente do país onde vivem, porque o que predomina é a cultura na qual o cidadão foi criado.


    Ander Téo, Willian Piovezan e Douglas Girardi.

    ResponderExcluir
  11. Os orientais pensam em conjunto, e acreditam que seus pais escolhem o melhor para eles, enquanto os ocidentais focam-se em si mesmos e possuem independência de seus pais.

    ResponderExcluir
  12. O oriente possui uma cultura bastante diversificada, onde utilizam modos diferentes para penser e agir,e nós no ocidente pensamos e agimos de maneiras adversas, onde não buscamos prestar atenção nos detalhes, mas temos uma visão ampla, aceitando as diferenças existentes entre as culturas citadas.

    ResponderExcluir
  13. Não é de hoje que a cultura dos oriental é deferente da ke nóis incuntramo em nosso dia-a-dia de nossa muito legal vida. Nóis tendemos a focar noça atensão em augo central de 1 pobrema, jÁ os oriental veem tudo como um todo.
    Os oriental obtem os seu atos atravéz da razão, nóis ocidental obtemos os nosso atos atravéz da emoção,e do coração.

    Os oriental tem um apreço maior pelos seu antepassados jah os ocidental tem uma vida mais individualista corendo atrás apenas de seu interessess.

    ResponderExcluir
  14. Os orientais possuem uma cultura muito diferente do que a nossa alem de seus costumes. Eles sao responsaveis educados e tem uma grande inteligencia na area da tecnologia e robotica

    ResponderExcluir