Que tivemos mais que uma bandeira na história de nosso país? E que uma delas é considerada uma cópia da norte-americana? Confira...
1500- Bandeira Real. A primeira do Reino de Portugal, nas naus do descobrimento.
1521- Bandeira de D. João III. Usada no Brasil durante a colonização. Elimina a cruz, apresentando uma coroa real sobre o antigo escudo e o fundo branco.
1616- Bandeira do Domínio Espanhol. O simbolo do Domínio Espanhol é incorporado à bandeira por portugal e pelas colônias.
1640- Bandeira da Restauração. Marca o Reinado de D. João VI, o fim do domínio espanhol e a recuperação da independência de Portugal.
1645- Bandeira do Principado do Brasil. A primeira bandeira própria e o primeiro sinal da presença do Brasil no campo político mundial, como parte integrante da nação portuguesa. Exibe uma esfera armilar, instrumento usado para navegação.
1816- Bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Surge após a vinda da corte para nosso país (1808).
1821- Bandeira do Regime Constitucional. Surge após Dom João VI retornar para Portugal e jurar respeitar a Constituição. Última a tremular no Brasil com traços que lembram Portugal.
1822- Bandeira Imperial do Brasil. Utilizada após a Proclamação da Independência. Marca a emancipação política do Brasil, utilizada até a Proclamação da República.
1889- Bandeira Provisória da República. Utilizada de 15 a 19 de novembro, ou seja, por apenas 4 dias (era praticamente uma cópia da norte-americana), é substituída pela atual.
1889- Bandeira Republicana. Instituída em 19 de novembro de 1889 é utilizada até hoje Foi criada com 20 estrelas para os estados e uma para a capital federal. Mais tarde esse número de estrelas aumentou para 27.
Nenhum comentário:
Postar um comentário