O folclore brasileiro é formado pela união da cultura indígena coma s culturas dos povos que pra cá vieram: portugueses, holandeses, espanhóis, negros e mais recentemente imigrantes italianos, japoneses, alemães etc. Todos esses povos vieram trazendo seus costumes, e a união desse costumes originou o folclore brasileiro.
São partes do nosso folclore:
- Cantigas de roda e brincadeiras: atirei o pau no gato, ciranda cirandinha, a brincadeira do passa anel, pega-pega e noutras que são praticadas há décadas sem que haja necessidade de aulas para isso.
- Culinária: cada povo tem seus costumes alimentares de acordo com suas necessidades e possibilidades agrícolas, sendo que as receitas dos pratos básicos são ensinadas dentro dos lares.
- Ditados populares: as frases que o povo diz, justificando acontecimento: " De grão em grão a galinha enche o papo", " Melhor um pássaro na mão do que dois voando".
- Brinquedos populares: boneca de pano, caminhão de madeira, pião, bola de meia (brinquedos feitos pelo povo e não em fabricas).
- Folclore urbano: frases que os feirantes gritam para vender seus produtos, frases escritas em para-choques de caminhões etc.
- Roupas: os trajes próprios de cada região.
- Diferenças de vocabulário: nomes diferentes para um mesmo brinquedo ( pipa, papagaio, pandorga) ou alimentos ( mandioca, aipim).
- Lendas: histórias imaginárias que um povo conta para explicar a formação do universo, os fenômenos físicos, a origem das plantas, flores, frutos etc. Ex.: a lenda do Guaraná, a lenda da Noite etc.
- Mitos: seres imaginários. Ex.: curupira, saci-pererê etc.
- Danças: pezinho, chimarrete, ciranda, carimbó etc.